23 novembro 2015

Importância da Biofísica para Biomedicina


A biofísica é uma ciência interdisciplinar que aplica as teorias e os métodos da física para resolver questões de biologia. A biofísica busca enxergar o ser vivo com um corpo, que ocupando lugar no espaço, e transformando energia, existe num meio ambiente que interage com este ser. Aspectos elétricos, gravitacionais, magnéticos e mesmo nucleares estão na fundamentação de vários fenômenos biológicos e, portanto, podem ser tratados pelos conhecimentos das ciências físicas. 
Biofísica: o uso de métodos da física para analisar problemas nas diferentes escalas do fenômeno vida: ação das biomoléculas, metabolismo celular, funções fisiológicas e até a dinâmica de espécies interagindo em comunidades e no ecossistema. 
Podemos considerar que a ciência não orbita suas disciplinas marcantes como a química, biologia, e física, em órbitas separadas, e sim como um conjunto interdisciplinar. Estudar a Física aplicado nos seres vivos, pode ser muito útil em áreas como a Medicina, Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia por exemplo. 
O entendimento de mecânica (física) aliada à histologia e as funções neurológicas (biomedicina) permite a criação de estruturas biônicas, como membros mecânicos funcionais. 
Apesar de para muitos parecer que a física não possui relações com as ciências biológicas, há muito mais do que se possa imaginar. Na física, encontramos explicações detalhadas e à fundo para todos os processos que encontramos na biologia. O organismo humano é visto como um corpo que ocupa lugar no espaço e transforma energia. Somos todos constituídos de moléculas, de átomos. Temos interações baseadas em impulsos e reações elétricas, nossas células sobrevivem e atuam nos processos metabólicos em certas condições de temperatura. 
Torna-se então evidente a relação entre a física e a biomedicina (ou a biologia). A biofísica é um campo que cresce a cada dia, nas experiências, nos testes e nas criações de estruturas mecânicas que funcionem em conjunto com o cérebro, recebendo impulsos e tornando-se funcionais ao lado das estruturas orgânicas do corpo. Pode ser a esperança para muitas pessoas que, por diversos motivos, perderam a funcionalidade de alguma parte do seu organismo. Hoje, o que vemos são apenas testes, mas em breve (e muito breve) será a realidade que acompanhará a medicina, a biomedicina, e toda a saúde humana.

Indicações: 

Livro: Biofísica: Fundamentos e Aplicações

Nenhum comentário:

Postar um comentário