28 novembro 2015

Entrevista com o Professor de Biofísica da FALS Campus Saúde Aracelio Viana Colare


Entrevista com o Professor de Biofísica da FALS Campus Saúde Aracelio Viana Colare,  em 26 de novembro de 2015


Perguntas

1-Nome completo e idade?
2-Qual a sua formação?
3-Como é ser professor de Biofísica  e porque a escolha do seu curso de graduação?
4-Qual é a situação do mercado de trabalho na área de Biofísica?
5- Qual a faculdade de sua graduação, e qual/ quais especialidade você possuí?
6- Qual sua experiência acadêmica e quais outras atividades pode realizar?
7- Como você observa a disciplina de Biofísica no contexto da formação dos futuros biomédicos?
8- Qual conteúdo na Biofísica que mais atraí sua atenção?
9- Indique duas sugestão para pesquisas para o enriquecimento do aluno Biomédico.

Respostas

01) Aracelio Viana Colares (35 anos)

02) Ciências Biológicas

03) Ministrar a disciplina de Biofísica foi uma questão de oportunidade a partir do momento em que surgiu a vaga na Faculdade Leão Sampaio. Além disso, na grade curricular durante a graduação cursei duas disciplinas de Biofísica e no Mestrado a pesquisa que realizei envolveu aspectos biofísicos. A escolha da minha formação surgiu devido, principalmente, a um trabalho envolvendo Biologia realizado no segundo grau. Isso despertou ainda mais o interesse que já possuía por esse ramo da Ciência.

04) No mercado de trabalho os biofísicos encontram campos de atuação em áreas de pesquisa como mecanismos de respostas eletrofisiológicas, desenvolvimento de novos fármacos, estudos biomecânicos do corpo humano, dentre outros.

05) A minha graduação foi cursada na Universidade Regional do Cariri (URCA). Não cursei pós-graduação Lato Sensu, entrando diretamente no Stricto Sensu (Mestrado e em seguida Doutorado). Entretanto, atuo principalmente na área da docência e de pesquisa. Este último, envolvendo produtos naturais na investigação de suas atividades químicas e biológicas.

06) Possuo 09 anos de experiência em docência em cursos de ensino superior. Além disso, como Biólogo, de acordo com a resolução do Conselho Federal de Biologia n.227/2010, as áreas de atuação incluem Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção, com um total de mais de 60 áreas de possibilidade.

07) Na formação do Biomédico a disciplina de Biofísica atua de forma fundamental na elucidação de processos metabólicos e fisiológicos que somente a biologia não seria capaz de explicar. Nesse sentido, é necessário fundamentos e conceitos físicos na elucidação desses processos que, como Biomédico torna-se importante conhecer essa fundamentação.

08) Dentro da disciplina de Biofísica os processos eletrofisiológicos são os que mais me chamam atenção.

09) Como sugestão de pesquisa indico: a) atuação de produtos naturais na interação de membrana celular em micro-organismos patogênicos e b) o uso de lipossomas no carreamento de fármacos.

23 novembro 2015

Importância da Biofísica para Biomedicina


A biofísica é uma ciência interdisciplinar que aplica as teorias e os métodos da física para resolver questões de biologia. A biofísica busca enxergar o ser vivo com um corpo, que ocupando lugar no espaço, e transformando energia, existe num meio ambiente que interage com este ser. Aspectos elétricos, gravitacionais, magnéticos e mesmo nucleares estão na fundamentação de vários fenômenos biológicos e, portanto, podem ser tratados pelos conhecimentos das ciências físicas. 
Biofísica: o uso de métodos da física para analisar problemas nas diferentes escalas do fenômeno vida: ação das biomoléculas, metabolismo celular, funções fisiológicas e até a dinâmica de espécies interagindo em comunidades e no ecossistema. 
Podemos considerar que a ciência não orbita suas disciplinas marcantes como a química, biologia, e física, em órbitas separadas, e sim como um conjunto interdisciplinar. Estudar a Física aplicado nos seres vivos, pode ser muito útil em áreas como a Medicina, Biomedicina, Educação Física, Fisioterapia por exemplo. 
O entendimento de mecânica (física) aliada à histologia e as funções neurológicas (biomedicina) permite a criação de estruturas biônicas, como membros mecânicos funcionais. 
Apesar de para muitos parecer que a física não possui relações com as ciências biológicas, há muito mais do que se possa imaginar. Na física, encontramos explicações detalhadas e à fundo para todos os processos que encontramos na biologia. O organismo humano é visto como um corpo que ocupa lugar no espaço e transforma energia. Somos todos constituídos de moléculas, de átomos. Temos interações baseadas em impulsos e reações elétricas, nossas células sobrevivem e atuam nos processos metabólicos em certas condições de temperatura. 
Torna-se então evidente a relação entre a física e a biomedicina (ou a biologia). A biofísica é um campo que cresce a cada dia, nas experiências, nos testes e nas criações de estruturas mecânicas que funcionem em conjunto com o cérebro, recebendo impulsos e tornando-se funcionais ao lado das estruturas orgânicas do corpo. Pode ser a esperança para muitas pessoas que, por diversos motivos, perderam a funcionalidade de alguma parte do seu organismo. Hoje, o que vemos são apenas testes, mas em breve (e muito breve) será a realidade que acompanhará a medicina, a biomedicina, e toda a saúde humana.

Indicações: 

Livro: Biofísica: Fundamentos e Aplicações